Conceber os marcos do desenvolvimento da linguagem e aprendizagem na infância, como funções cerebrais que se utilizam de elementos verbais e não verbais, comportamentais e gráficos, é de suma importância para a compreensão dos processos envolvidos no desenvolvimento da comunicação humana.
Estudos sobre a maturação neurológica, simbólica, das funções perceptivas-viso-motoras e espaciais, auditivas, fonológicas, práxicas, das habilidades cognitivas, linguísticas, emocionais e sócio interacionais, permeiam o desenvolvimento da linguagem infantil e da aprendizagem. Com o desenvolvimento da função simbólica, o mundo experienciado da criança passa a ser representado por meio de processos e imagens mentais e motoras, desde a imitação até a resolução de problemas mais complexos. De forma semelhante, ocorre o desenvolvimento e a maturação da atividade linguística ao se utilizar de combinações fonológicas (uso de palavras e frases),para representar objetos, situações, locais e eventos do mundo real, não necessariamente presentes num dado momento que são evocados pela criança. Uma avaliação de linguagem nos permite obter uma linha base do desempenho de determinado aluno em relação ao seu desempenho linguístico, visando a melhor compreensão de seus componentes de recepção e expressão, como o desenvolvimento e uso dos sistemas fonológico, lexical, semântico, sintático, gramatical e discursivo.
Outro aspecto a ser abordado no desenvolvimento de aprendizagem e linguagem da criança, diz respeito à realização de uma avaliação auditiva completa, sempre que necessário, seja ela comportamental ( uso de instrumentos musicais),condicionada (por reforço visual, imagens , brinquedos e objetos) ou tradicional (com a identificação sonora de tons puros) ; associada à Imitanciometria (avalia a integridade da orelha média, local de recorrência das otites secretoras e outras inflamações, por meio da mobilidade de tímpano e ossículos e da presença ou não de reflexos acústicos).
Sobre a avaliação desses aspectos devemos estar atentos ao fato de que o uso da linguagem também está diretamente relacionado ao contexto em que está inserido e aos seus interlocutores, vislumbrando a linguagem humana como algo complexo e dinâmico, que exige análise cuidadosa, em suas várias dimensões e possibilidades de reconhecimento e expressão.
Texto desenvolvido pela Fonoaudióloga Cristiane Brun