A busca pelo ensino bilíngue tem se ampliado, principalmente nos grandes centros, devido à diversidade, expansão cultural e econômica dos tempos atuais.
Aprender uma nova língua, seja desde os primeiros anos de vida ou já em um período pós alfabetização tem se tornado relevante em nossa sociedade, uma vez que estudos científicos demonstram a habilidade de uma criança aprender uma segunda língua até os 3 anos de vida, o que vem a contribuir ainda mais com o desenvolvimento de funções cognitivas e meta linguagem, com relevância ao processamento de fala e linguagem, uma vez que, por volta dos 12 meses a criança está atenta aos estímulos que recebe, principalmente àqueles relacionados à música, bastante utilizados nas escolas Bilíngues.
Oliver Sacks, neurologia e escritor do livro “Musicophilia”, expõe que a música ativa mais regiões cerebrais durante os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem.
Por outro lado, inúmeros questionamentos surgem a respeito do aprendizado de uma outra língua ainda no período pré – verbal, como por exemplo: ” a criança está apta a aprender a língua materna e uma outra ao mesmo tempo”; ” o aprendizado de uma segunda língua pode atrapalhar o desenvolvimento da língua natural ou confundir o aprendizado da criança?”
Fato é que os estudos demonstram não haver correspondência entre o bilinguismo e o atraso da aquisição e desenvolvimento da língua materna, claro que, dentro das devidas proporções de individualidade de cada criança, seu ritmo de desenvolvimento, interação com o meio e histórico de vida.
De qualquer forma, é preciso estarmos atentos às variações individuais em contrapartida à determinadas dificuldades específicas de linguagem (Specific Language Impairment),que se manifestam independentemente do aprendizado de línguas secundárias, bem como à integridade do sistema auditivo, bastante suscetível à intercorrências , por processos infecciosos e inflamatórios, recorrentes a essa fase de desenvolvimento.
Incentivar a musicalidade, o hábito de ler, ouvir e contar histórias, criando oportunidades de expressões, são medidas recomendadas para um desenvolvimento adequado de fala e linguagem, buscando auxílio de profissionais especializados em desenvolvimento infantil, sempre que surgirem dúvidas pertinentes às fases desse desenvolvimento.
Texto desenvolvido pela Fonoaudióloga Cristiane Brun